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Id: | 15839
| Autor: | Candeias, Adelinda; Almeida, Leandro S. . | Título: | Inteligência social: contributos para uma psicologia mais contextualizada.
| Fonte: | Mente soc;4(1):121-146, 1998.
| Resumo em português: | Assistimos actualmente a um reconhecimento científico e social da necessidade de contextualizar, o estudo das características psicológicas dos indivíduos, como forma de melhor compreender e abarcar a complexidade do seu desenvolvimento, da sua inteligência e da sua adaptabilidade comportamental. É neste contexto que a Psicologia retoma construtos como inteligência social. A diversidade de abordagens a este conceito, quer implícitas quer explícitas, é grande, dificultando a assunpção de um construto de inteligência social suficiente coeso para fundamentar a investigação e a prática psicológica. Pelo que, no presente estudo, partimos do pressuposto que se dve procurar uma abordagem que integre concepções implícitas e concepções explícitas, com a finalidade de melhor apreender como os indivíduos percepcionam, codificam e organizam a informação de natureza social para resolver os problemas que se lhes colocam por alguns autores de orientação cognitivista (Stenberg, 1985; Carugati, 1990). Com o objectivo de compreender a relação entre concepções implícitas de inteligência social, desenvolvemos um estudo exploratório de concepções implícitas dos professores(N=106). Num segundo momento, contrastamos essas concepções com as características do conceito definidas pelas teorias explícitas. A finalizar, apresentamos algumas possibilidades de diferenciação e complementariedade entre estas abordagens e suas implicações para uma Psicologia mais contextualizada(AU) | Descritores Psi Português: | PSICOLOGIA
| Descritores Psi Inglês: | PSYCHOLOGY
| Localização: | BR85.1 - USP/IP/SBI BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI BR416.1 - UGF/BC
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