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Pesquisa : MENTE SOCIAL (todos os anos)
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Id:15861
Autor:Vaz, Nestor Lobo Lima.
Título:Algumas considerações gerais sobre a ética da psicanálise.
Fonte:Mente soc;3(2):71-76, 1997.
Descritores Psi Português:PSICANÄLISE
ÉTICA
Descritores Psi Inglês:PSYCHOANALYSIS
ETHICS
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR416.1 - UGF/BC


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Id:15860
Autor:Querolim Neto, Luiz.
Título:A maldição dos Labdácias.
Fonte:Mente soc;3(2):56-70, 1997.
Descritores Psi Português:PSICANÁLISE
Descritores Psi Inglês:PSYCHOANALYSIS
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR416.1 - UGF/BC


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Id:15859
Autor:Farias, Francisco Ramos de.
Título:Os pecados da civilização: o homem, a natureza e a cultura.
Fonte:Mente soc;3(2):26-40, 1997.
Descritores Psi Português:CULTURA
PECADO
Descritores Psi Inglês:CULTURE
SIN
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR416.1 - UGF/BC


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Id:15858
Autor:Fernandes, Sérgio.
Título:A psicanálise é ciência.
Fonte:Mente soc;3(2):16-25, 1997.
Descritores Psi Português:PSICANÁLISE
CIENCIA
Descritores Psi Inglês:PSYCHOANALYSIS
SCIENCE
Localização:BR85.1 -
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR416.1 - UGF/BC


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Id:15857
Autor:Almeida, Delfina.
Título:Transformar ou conformar: algumas considerações sobre a formação do psicólogo.
Fonte:Mente soc;3(2):11-15, 1997.
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA
Descritores Psi Inglês:PSYCHOLOGY
Localização:BR85.1 -
BR27.1 - PUC-CAMPINAS-SBI
BR416.1 - UGF/BC


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Id:15856
Autor:Kruger, Helmuth.
Título:Identidade étnica: identidade transcultural e transnacionalismo.
Fonte:Mente soc;3(1):57-75, fev. 1997.
Descritores Psi Português:IDENTIDADE ÉTNICA
IDENTIDADE
Descritores Psi Inglês:ETNIC IDENTITY
IDENTITY
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR416.1 - UGF/BC


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Id:15855
Autor:Civiletti, Maria Vittoria Parda.
Título:Interajo, logo existo: a cultura como base da identidade onto e filogenética.
Fonte:Mente soc;3(1):30-39, 1997.
Descritores Psi Português:CULTURA
IDENTIDADE
Descritores Psi Inglês:CULTURE
IDENTITY
Localização:BR85.1 - USP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR416.1 - UGF/BC


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Id:15854
Autor:Carneiro, Eliane Gerk Pinto.
Título:O uso do método científico em psicologia.
Fonte:Mente soc;3(1):23-39, fev. 1997.
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA
Descritores Psi Inglês:PSYCHOLOGY
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
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Id:15839
Autor:Candeias, Adelinda; Almeida, Leandro S. .
Título:Inteligência social: contributos para uma psicologia mais contextualizada.
Fonte:Mente soc;4(1):121-146, 1998.
Resumo em português: Assistimos actualmente a um reconhecimento científico e social da necessidade de contextualizar, o estudo das características psicológicas dos indivíduos, como forma de melhor compreender e abarcar a complexidade do seu desenvolvimento, da sua inteligência e da sua adaptabilidade comportamental. É neste contexto que a Psicologia retoma construtos como inteligência social. A diversidade de abordagens a este conceito, quer implícitas quer explícitas, é grande, dificultando a assunpção de um construto de inteligência social suficiente coeso para fundamentar a investigação e a prática psicológica. Pelo que, no presente estudo, partimos do pressuposto que se dve procurar uma abordagem que integre concepções implícitas e concepções explícitas, com a finalidade de melhor apreender como os indivíduos percepcionam, codificam e organizam a informação de natureza social para resolver os problemas que se lhes colocam por alguns autores de orientação cognitivista (Stenberg, 1985; Carugati, 1990). Com o objectivo de compreender a relação entre concepções implícitas de inteligência social, desenvolvemos um estudo exploratório de concepções implícitas dos professores(N=106). Num segundo momento, contrastamos essas concepções com as características do conceito definidas pelas teorias explícitas. A finalizar, apresentamos algumas possibilidades de diferenciação e complementariedade entre estas abordagens e suas implicações para uma Psicologia mais contextualizada(AU)
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA
Descritores Psi Inglês:PSYCHOLOGY
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBI
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Id:15838
Autor:Vicente, Carla Cristina.
Título:Socialização primária e construção de modelos de aprendizagem na criança.
Fonte:Mente soc;4(1):84-120, 1998.
Resumo em português: Apresenta-se um exame crítico preliminar de teorias e pesquisas atuais sobre a influência de valores assimilados pelo sujeito durante a socialização primária sobre a construção de seu modelo de aprendizagem. A literatura a respeito de socialização primária, primeiras relações vinculares, e aprendizagem, sugere claramente que há uma relação estreita entre socialização e aprendizagem. Procede-se a uma descrição de achados valiosos sobre a construção do modelo de aprendizagem e os possíveis desvios do modelo, com os sintomas que deles advém(AU)
Descritores Psi Português:APRENDIZAGEM
SOCIALIZAÇÃO
Descritores Psi Inglês:LEARNING
SOCIALIZATION
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBI
BR27.1 - PUC-CAMPINAS
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Id:15818
Autor:Tourinho, Carlos Diógenes Côrtes.
Título:A psicologia como ciência e o problema mente-corpo.
Fonte:Mente soc;4(1):52-83, 1998.
Resumo em português: O presente trabalho empreende considerações preliminares acerca da problemática do conhecimento científico no campo da Psicologia. Parte de um estudo da natureza do objeto psicológico. Efetua um exame minucioso do problema mente-corpo, por meio de um rastreamento no campo da Psicologia e no da Filosofia da Mente contemporânea. O trabalho mostra que o problema mente-corpo é determinado pela forma como uma dada teoria concebe a noção de qualidade e que as abordagens dualistas da mente tratam desta noção em termos de propriedades intrínsecas, ao passo que os materialistas adotam uma teoria da propriedade extrínseca. São exploradas as características das duas abordagens. Conclui-se, afirmando que a teoria da propriedade extrínseca, se adotada e aplicada à mente consciente pode rabrir as portas para a legitimação do estatuto de cientificidade da Psicologia(AU)
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA
MENTE
Descritores Psi Inglês:PSYCHOLOGY
MIND
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
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Id:15817
Autor:Coleta, Marília Ferreira Dela; D'Amorim, Maria Alice Magalhães.
Título:A Psicologia da saúde: tendências temáticas, teóricas e metodológicas.
Fonte:Mente soc;4(1):33-51, jun. 1998.
Resumo em português: O objetivo deste estudo foi o levantamento quantitativo e qualitativo da produção relativa à Psicologia da Saúde principalmente apresentada em eventos científicos.A amostra foi constituída pelos programas e resumos da Reuniões Anuais da Sociedade Brasileira de Psicologia de Ribeirão Preto, de 1981 a 1991 e da Sociedade Brasileira de Psicologia, de 1992 a 1997, e pelos Anais do Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEP, do Congresso de Psico-Oncologia e do Encontro de Psicólogos da Àrea Hospitalar, somente dos últimos anos. Foi também utilizado como fonte de dados o Diretório de Pesquisadores da Psicologia Brasileira, buscando mostrar a porcentagem daqueles que citam a saúde entre seus temas de interesse. De modo complementar, são citados alguns estudos brasileiros onde se utilizaram teorias e modelos cognitivos para explicação de comportamentos de saúde, notando-se uma semelhança de temas e de abordagens teóricas com aqueles encontrados em importantes publicações estrangeira na matéria(AU)
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA DA SAÚDE
PESQUISA
Descritores Psi Inglês:HEALTH CARE PSYCHOLOHY
RESEARCH
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR416.1 - UGF/BC


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Id:15758
Autor:Santos, Hillevi Soares dos; Carneiro, Eliane Gerk Pinto.
Título:O conceito de inteligência interpessoal de Howard Gardner.
Fonte:Mente soc;2(3):113-127, 1996.
Resumo em português: O texto é iniciado por uma rápida referência às diversas abordagens ao estudo da inteligência seguido da exposição dos conceitos desenvolvidos por Howard Gardner na sua teoria das inteligências múltiplas. São apresentadas as sete inteligências descritas por Gardner de acordo com seus critérios. São feitas observações críticas à teoria e são expostas suas implicações educacionais. A seguir, o conceito de inteligência interpessoal é focalizado, assim como o seu desenvolvimento. Como conclusão, são colocadas as aplicações da inteligência interpessoal à liderança(AU)
Descritores Psi Português:INTELIGÊNCIA
HOWARD GARDNER
INTERACAO INTERPESSOAL
Descritores Psi Inglês:INTELIGENCE
HOWARD GADNER
INTERPESONAL INTERACTION
Localização:BR85. -
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
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Id:15757
Autor:Oliveira, Celia Regina.
Título:Aspectos psicossociais do envelhecimento.
Fonte:Mente soc;2(3):99-111, 1996.
Resumo em português: A elevação da população idosa afigura-se entre os graves problemas que as sociedades atravessam atualmente, pois além de modificar sua estrutura demográfica, acarreta profundas mudanças que abrangem os níveis familiar, social, econômico, cultural e existencial. O presente artigo expôe os fatores que contribuiram para o envelhecimento populacional no Brasil, informando os dados relativos à população idosa fornecidos pelo Censo Demográfico de 1991. Estabelece a distinção entre envelhecimento e velhice, enfatizando as perdas que resultam das transformações biopsicossociais decorrentes do envelhecer humano,como a principal fonte de stress no final da existência. Conclui que o problema da velhice possui duas direções:idoso-sociedade, o que implica em mudanças tanto ao nível individual quanto ao nível coletivo(AU)
Descritores Psi Português:ENVELHECIMENTO
PSICOLOGIA DO IDOSO
Descritores Psi Inglês:AGING
AGING-PSYCHOLOGICAL ASPECTS
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR416.1 - UGF/BC


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Id:15756
Autor:Faria,Luísa; Santos, Nelson Lima.
Título:Auto-conceito de competência: diferenças em função do agrupamento de estudos no ensino secundário portugês.
Fonte:Mente soc;5(1/2):75-88, 1999.
Resumo em português: O estudo aqui apresentado tem como objectivo explorar as diferenças no auto-conceito de competência, de 308 adolescentes portugueses do 11º ano, em função do agrupamento de estudos frequentado(com e sem Matemática), através da utilização de um instrumento de auto-avaliação de competência, em domínios cognitivos, sociais e de criatividade, de origem finlandesa, previamente adpatado a adolescentes portugueses. Os resultados apontam para a existência de diferenças no auto-conceito de competência cognitiva('resolução de problemas' e 'prudência na aprendizagem')a favor dos alunos do agrupamento com matemática, e de diferenças no auto-conceito de competência social('assertividade') a favor dos alunos do agrupamento sem matemática(AU)
Descritores Psi Português:ADOLESCÊNCIA
COMPETÊNCIA
ENSINO DE SEGUNDO GRAU
Descritores Psi Inglês:ADOLESCENCE
COMPETENCE
SECONDARY EDUCATION
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBI
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR416.1 - UGF/BC


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Id:15755
Autor:Maspoli, Antonio; Fahah, Eliane; Gabriel, Maria Angelica; Ferreira, MariaCristina.
Título:Estereótipo do político brasileiro em diferentes faixas etárias.
Fonte:Mente soc;2(3):53-62, 1996.
Resumo em português: O presente artigo visou investigar, por meio de réplica das pesquisas realizadas por Rodrigues et al(1987) e D'Amorim(1991), o conteúdo do estereótipo do político brasileiro, em três faixas etárias distintas, bem como verificar as possibilidades de mudança nesse estereótipo, em função dos acontecimentos significativos ocorridos na história política de nosso país, de 1992 a 1994. Quinhentos e setenta e oito sujeitos de ambos os sexos e de diferentes faixas etárias responderam ao questionário elaborado por Rodrigues et al (1987). Os resultados obtidos, comparados com os das pesquisas anteriores, revelaram que os adjetivos ambicioso, insicero, oportunista e embromador foram atribuidos ao político brasileiro nas três pesquisas. Houve, porém, uma acentuação do caráter negativo do estereótipo do político. Concluiu-se que a imagem do político é composta essencialmente por atibutos negativos, que se encontram enraizados nas representações cognitivas dos sujeitos(AU)
Descritores Psi Português:Estereótipos
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBI
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR416.1 - UGF/BC


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Id:15754
Autor:Ennes, Patricia Piedade.
Título:Locus de controle, identidade de genêro e satisfação conjugal.
Fonte:Mente soc;2(3):27-39, 1996 tab.
Resumo em português: para uma medida temporal, atráves das mesmas três variáveis, habilidade, contexto e caracteristicas femininas negativas. Estes resultados conduzem a uma provável conclusào; para os sujeitos testados a satisfação conjugal depende da mulher ter determinado conjunto de qualidade e tanto o marido quanto a esposa terem habilidade suficiente no relacionamento e viverem num contexto favorável(AU)
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR416.1 -


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Id:15753
Autor:Iório, Ana Cristina; Ferreira, Maria Cristina; Regato, Wilma Cardoso.
Título:Atribuição de causalidade em aidéticos na perspectiva ator/observador.
Fonte:Mente soc;2(3):19-26, 1996.
Resumo em português: Segundo Jones e Nisbett(1972), quando o indivíduo é ator de um determinado fato, ele tende a atribuir a causa desse fato ao meio ambiente,enquanto que, quando o indivíduo é observador tende a atribuir a causa do fato a fatores internos. Considerando que os aidéticos são atores e os não aidéticos observadores, formulou-se a hipótese de que os indivíduos aidéticos fariam mais atribuições externas ao fato de ser portador da AIDS que os indivíduos não aídéticos. Participaram do estudo 100 sujeitos do sexo masculino, sendo 50 homossexuais aidéticos e 50 heterossexuais não aidéticos com idade média de 30, 49 anos. O cálculo do teste t de Student entre as médias dos dois grupos, demonstrou que a média do grupo de aidéticos foi significativamente maior que a média do grupo de não aidéticos (p0,000), na direção da externalidade. Confirmou-se assim a hipótese de que sujeitos aidéticos fazem mais atribuições externas ao fato de ser portador da AIDS que os sujeitos não aidéticos(AU)
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR416.1 - UGF/BC


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Id:15752
Autor:Price, Paul C. ; Murphy, Ryan O. .
Título:General-knowledge overconfidence: a comparison of brazilian and american university students.
Fonte:Mente soc;5(1/2):55-74, 1999.
Resumo em português: People tend be overconfident in their general knowledge.That is, they tend to be more confident in their answers to general-knowlwdge questions than is warranted by the relative frequencey with which their anwers are actualy correc.Suprisingly,cross-national studies have consistenty shown that participants in many Asian conutries exhibit grater genera-knowledge overconfidence than participants in Great Britain and the United States. Because none of this cross-national rese
Descritores Psi Português:PESQUISA INTERCULTURAL
ESTUDANTES UNIVERSITARIOS
Descritores Psi Inglês:TRANSCULTURAL RESEARCH
COLLEGE STUDENTS
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR416.1 - UGF/BC


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Id:15751
Autor:Costa, Vania L.V. Carneiro; Assmar, Eveline Maria Leal.
Título:A percepção de justiça numa visão institucional.
Fonte:Mente soc;2(3):81-98, 1996.
Resumo em português: Investiga a percepção de justiça e sua relação com o aspecto institucional, mais especificamente as influências do treinamento militar na preferência por determinadas normas distributivas em situações de alocações de recursos. Foram tomados como referênciais teóricos a abordagem multidimensional de justiça(Deutsch, 1975, 1985;Lansberg,(1984) e o que postula Goffman(1974) sobre 'Instituições Totais'. Participaram da pesquisa 189 militares do Exército, de diferentes patentes, organizados em três grupos segundo a posição ocupada na hieraquia institucional. Os resultados comprovaram a hipótese de que os sujeitos de altas patentes tenderiam a considerar a equidade de que os sujeitos de altas patentes tenderiam a considerar a equidade como a norma mais justa de alocação de recursos. O mesmo não se deu em relação à hipótese de que quanto mais alto o nível hiéraquico, maior a percepção de justiça da norma de equidade. A hipótese principal acerca da influência da instituição, através da ideologia do mérito, na escolha da equidade como a norma mais justa foi parcialmente confirmada, já que, apenas quando comparada à norma da necessidade, a equidade apresentou maior aceitação por parte dos sujeitos. A hipótese que previa que equidade e igualdade seriam vistas como igualmente justas por militares de patentes baixas não foi confirmada. Estudos empíricos adicionais são sugeridos a fim de que seja chegar-se a conclusões mais consistentes(AU)
Descritores Psi Português:PERCEPÇÃO
JUSTIÇA
Descritores Psi Inglês:PERCEPTION
JUSTICE
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR416.1 - UGF/BC


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Id:15750
Autor:Anguiano, Luis Fernando; Ferreira, Maria Cristina; Mendes, Marisa Mendes; Souza, Marcos Aguiar de.
Título:Atitudes frente a liberdade sexual em função do sexo e idade.
Fonte:Mente soc;2(3):63-70, 1996.
Resumo em português: O presente trabalho teve como objetivo investigar as diferenças nas atitudes frente a liberdade sexual em adolescentes e adultos jovens de ambos os sexos. A amostra foi composta por duzentos estudantes universitários e duzentos adolescentes de sexo masculino e feminino, que responderam à Escala de Liberdade Sexual em Atitudes(Araújo, 1985). Verificou-se que os homens e os adultos jovens demonstraram, respectivamente, atitudes significativamente mais positivas que as mulheres e adolescentes. A interação entre as variáveis sexo e idade também se mostrou significativa. Concluiu-se que a socialização dos papéis masculino e feminino, bem como as mudanças sociais, parecem estar interferindo nas atitudes sobre a libertdade sexual(AU)
Descritores Psi Português:Atitudes
Sexo
Descritores Psi Inglês:Attitudes
Sex
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR416.1 - UGF/BC


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Id:15606
Autor:Paine, Patrícia.
Título:O Tradicionalismo: um determinante do comportamento feminino relacionado com a saúde.
Fonte:Mente soc;4(2):831998.
Resumo em português: Tem sido freqüentemente demonstrado que as variáveis sóciodemográficas explicam apenas uma pequena percentagem da variação em comportamentos relacionados com a saúde. Por este motivo, variáveis atitudinais tem sido incorporada nos modelos que tentam elucidar porque algumas pessoas agem de maneiras a favor da sua saúde e outros não. O Processo de urbanização tem sido acompanhado por mudanças nas atitudes, papéis e estilos de vida com concomitante reflexos na saúde feminina. Este trabalho relata os resultados de três investigações que demonstraram associações entre atitudes sobre o papel de gênero com a auto-avaliação da saúde, escolha de método anticoncepcional e intenções de amamentar. No primeiro estudo foi verificado que`o tradicionalismo é um elo importante entre a estrutura social,os comportamentos medido através da auto-avaliação da saúde. As mulheres menos tradicionais demonstraram mais comportamentos que favorecem a saúde e também avaliaram a sua saúde como sendo melhor. No segundo estudo foi verificado que as mulheres menos tradicionais preferem métodos anticoncepcionais reversíveis enquanto as mulheres mais tradicionais optam pela esterilização, ou não usam nenhum método anticoncepcional. A terceira investigação conclui que as mulheres com orientações extremas em termos de tradicionalismo tiveram intenção de amamentar seus filhos por mais tempo do que as mulheres moderadamente tradicionais. Este resultdo foi explicado em termos da evolução histórica da prática do aleitamento materno e sua relação com o papel da mulher na sociedade(AU)
Descritores Psi Português:MEDIDAS DE ATITUDE
COMPORTAMENTO
SAÚDE
Descritores Psi Inglês:ATTITUDE MEASURES
BEHAVIOR
HEALTH
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
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Id:15605
Autor:Civileti, Maria Vittoria Pardal.
Título:A educação infantil em Cuba.
Fonte:Mente soc;4(2):711998.
Resumo em português: Este trabalho procura relatar as informações coletadas por ocasião de uma visita técnica na àrea de Educação infantil, a Havana, em maio de 1997, apresentando informações sobre o atendimento à população de 0 a 6 anos em Cuba(AU)
Descritores Psi Português:EDUCAÇÃO
ENSINO PRÉ-ESCOLAR
Descritores Psi Inglês:EDUCATION
PRESCHOOL EDUCATION
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
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Id:15604
Autor:SILVA, Angela Maria Monteiro da.
Título:Auto-eficácia e saúde.
Fonte:Mente soc;4(2):491998.
Resumo em português: Há um reconhecimento atual de que a saúde das pessoas também depende delas mesmas. Os determinantes psicossociais do funcionamento biológico e do status da saúde operam, em parte, através do exercício da influência pessoal. A auto-eficácia percebida tem que se mostrado um mecanismo de influência pessoal relevante, ligando fatores psicossociais ao staus da saúde. O presente artigo examina o papel da auto-eficácia no estresse, na recuperação do ataque cardíaco, no controle da dor e no comportamento da saúde oral, e apresenta sugestões para pesquisas futuras. Em geral, os estudos aqui resumidos indicam que os mecanismos de auto-eficácia medeiam o impacto de fatores psicossociais nos sistemas biológicos, os quais inter-relacionadamente afetam o funcionamento físico, e nos comportamentos de saúde que previnem ou diminuem condições patogênicas. Conclui-se que a auto-eficácia tem se mostrado um conceito teórico relevante e tem sido adotado por diversos modelos cognitivo-socias na àrea da saúde(AU)
Descritores Psi Português:SAÚDE
COMPORTAMENTO
COGNIÇÃO
Descritores Psi Inglês:HEALTH
BEHAVIOR
COGNITION
Localização:BR85.1 - USP/IP?SBD
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Id:15603
Autor:RODRIGUES, Aroldo Soares de Souza.
Título:Bases de poder, atribuição de causalidade e dissonância coginitiva: um estudo empírico.
Fonte:Mente soc;4(2):34-48, 1998.
Resumo em português: Estudos anteriores(Rodrigues, 1995 e Rodrigues e Lloyd, 1998) demonstraram que comportamentos causados por recompensa, informação e referência(bases de poder do grupo1) são percebidos como sendo mais internos e mais controláveis,quando comparados a comportamentos causados por perícia, legitimidade e coerção(bases de poder do grupo 2). Estes resultados levaram à asserção de que, a partir de uma perpectiva atribucional, as seis bases de poder propostas por Raven(1965) são fenotipicamente distintas, mas as que estão dentro de cada um dos dois conjuntos mencionados acima são genotipicamente similares. Críticos desta asserção dizem que a razão da diferença em atribuição entre as bases de poder no grupo 1 e no grupo 2 deriva do fato de que as bases de poder no grupo 1 são mais fracas que as do grupo 2, fazendo assim com que o último seja percebido como mais externo e menos controlável. Outra crítica é o fato de que estudos de motivação intrínseca mostram que a recompensa é percebida como um motivador externo. Além disso, Brawn e Raven(1994) descobriram que o comportamento causado por recompensa e coerção era percebido como externamente causado. O presente artigo investiga estas duas questões. Foram criados dois níveis de força(alta e baixa) para recompensa e coerção. Hipotetizou-se que internalidade e controlabilidade seriam mais altas para recompensa do que para coerção, independentemente da força. Duas outras condições, uma na qual o comportamento envolvia uma ameaça ao self e, uma na qual isso não acontecia, foram criadas. Era de se esperar que a maior internalidade atribuída à recompensa seria encontrada somente quando o comportamento fosse auto-ameaçador(como encontrado nos estudos de Rodrigues e colaboradores). Cento e vinte participantes foram expostos a um dos dois cenários(não auto-ameaçador e auto-ameaçador). Depois de ler cada uma das seis razões motivadoras eles avaliaram a internalidade percebida e a controlabilidade do comportamento em escalas de nove pontos. Todas as hipóteses foram confirmadas. O artigo termina com uma lista de conclusões teóricas e práticas, derivadas do experimento(AU)
Descritores Psi Português:ATRIBUIÇÃO DE CAUSALIDADE
Descritores Psi Inglês:ATTRIBUTION OF CASUALNESS
Localização:BR.85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR416.1 - UGF/BC


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Id:15602
Autor:Araújo, Mayeve Rochane Gerônino Leite; Silva, Deusivania Vieira da; Dias, Cristina Maria de Souza Brito.
Título:A figura dos avós nos âmbitos psicossocial e familiar.
Fonte:Mente soc;4(2):23-33, 1998.
Resumo em português: O Presente trabalho enfoca a figura dos avós abordando questões relativas ao seu papel no seio psicossocial e familiar, a sua representação na sociedade vigente, bem como ao significado a eles atribuído. Foi ressaltado também, a influência positiva e negativa dos avós frente à relação com seus filhos e netos; a importância ao relacionamento intergeracional e as delimitações da função dos membros no contexto familiar, ainda que considerando a dinâmica própria de cada família(AU)
Descritores Psi Português:RELAÇÕES FAMILIARES
Descritores Psi Inglês:FAMILY INTERACTION
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
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Id:15601
Autor:COLETA, Marília Ferreira Dela; D'AMORIM, Maria Alice Magalhães.
Título:A Questão da consistência entre atitude e comportamento.
Fonte:Mente soc;4(2):91998.
Resumo em português: Definições de atitude foram revistas, assim como as diferenças de opinião sobre a relevância deste conceito para a explicação do comportamento. A consistência entre atitude e comportamento e as variáveis intervenientes foram discutidas. A influência da utilização de diversos níveis de medida para as duas variáveis foi considerada, assim como os meios possíveis a serem utilizados afim de obter a consistência atitude-comportamento(AU)
Descritores Psi Português:MEDIDAS DE ATITUDE
COMPORTAMENTO
Descritores Psi Inglês:ATTITUDE MEASURES
BEHAVIOR
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
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Id:15086
Autor:Fernandes, Sérgio L. de C..
Título:Construção de teoria em psicologia.
Fonte:Mente soc;2(2):9-22, 1996.
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA
Descritores Psi Inglês:PSYCHOLOGY
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Id:15085
Autor:Santos, Hillevi Soares dos; Carneiro, Eliane Gerk Pinto.
Título:O conceito de inteligência interpessoal de Howard Gardner.
Fonte:Mente soc;2(3):113-127, dez. 1996.
Resumo em português: O texto é iniciado com uma rápida referência às diversas abordagens ao estudo da inteligência seguida da exposição dos conceitos desenvolvidos por Howard Gardner na sua teoria das inteligências múltiplas. São apresentadas as sete inteligências descritas por Gardner de acordo com seus critérios. São feitas observações críticas à teoria e são expostas suas implicações educacionais. A seguir, o conceito de inteligência interpessoal é focalizado, assim como o seu desenvolvimento. Como conclusão, são colocadas as aplicações da inteligência à liderança(AU)
Descritores Psi Português:INTELIGÊNCIA
Descritores Psi Inglês:INTELLIGENCE
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Id:15084
Autor:Oliveira, Célia Regina de.
Título:Aspectos psicossociais do envelhecimento.
Fonte:Mente soc;2(3):99-111, dez. 1996.
Resumo em português: A elevação da população idosa afigura-se entre os graves problemas que as sociedades atravessam atualmente, pois além de modificar sua estrutura demográfica, acarreta profundas mudanças que abrangem os níveis familiar, social, econômico, cultural e existêncial. O presente artigo expôe os fatores que contribuíram para o envelhecimento populacional no Brasil, informando os dados relativos `a população idosa fornecidos pelo Censo Demográfico de 1991. Estabelece a distinção entre envelhecimento e velhice, enfatizando as perdas que resultam das transformações biopsicossociais decorrentes do envelhecer humano, como a principal fonte de stress no final da existência. Conclui que o problema da velhice possui duas direções :idoso-sociedade, o que implica em mudanças tanto ao nível individual quanto ao nível coletivo(AU)
Descritores Psi Português:VELHICE
ENVELHECIMENTO
PSICOLOGIA DO IDOSO
Descritores Psi Inglês:OLD AGE
AGING
AGING- PSYCHOLOGICAL ASPECTS
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Id:15083
Autor:Costa, Vania L.V. Carneiro; Assmar, Eveline Maria Leal.
Título:A percepção de justiça numa visão institucional.
Fonte:Mente soc;2(3):81-98, dez. 1996 tab.
Resumo em português: Investiga a percepção de justiça e sua relação com o aspecto institucional, mais especificamente as influências do treinamento militar na preferência por determinadas normas distributivas em situações de alocação de recursos. Foram tomados como referências teóricos a abordagem multidimensional de justiça(Deutsch,1975,1985;Lansberg,1984) e o que postula Goffman(1974) sobre Instituições Totais. Participaram da pesquisa 189 militares do Exército, de diferentes patentes,organizados em três grupos segundo a posição ocupada na hierárquia institucional. Os resultados comprovaram a hipótese de que os sujeitos de altas patentes tenderiam a considerar a eqüidade como norma mais justa de alocação de recursos. O mesmo não se deu em relação à hipótese de que quanto mais alto o nível hierárquico, maior a percepção de justiça da norma da eqüidade. A hipótese principal acerca da influência da instituição, através da ideologia do mérito, na escolha da eqüidade como a norma mais justa foi parcialmente confirmada, já que,apenas quando comparada à norma da necessidade, a eqüidade apresentou maior aceitação por parte dos sujeitos. A hipótese que previa que eqüidade e igualdade seriam vistas como igualmente justas por militares de patentes baixas não foi confirmada. Estudos empíricos adicionais são sugeridos a fim de que seja possível chegar-se a conclusòes mais consistentes(AU)
Descritores Psi Português:PERCEPÇÃO
JUSTIÇA
Descritores Psi Inglês:PERCEPTION
JUSTICE
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Id:15082
Autor:Loureiro, Simone Porto.
Título:Percepção pessoal.
Fonte:Mente soc;2(3):71-80, dez. 1996.
Resumo em português: O artigo trata dos estudos da psicologia social a respeito de nossos processos de formação de impressões sobre as pessoas-percepção pessoal. Algumas hipóteses acerca da forma que a integramos impressões são descritas. Também é descrito o desenvolvimento da abordagem cognitiva em psicologia social, assim como alguns achados teóricos a respeito da percepção pessoal advindos dessa abordagem. As descobertas da psicologia social a respeito da percepção pessoal também são sucintamente analisadas em termos de suas proximidades com achados de àreas próximas como é o caso da psicologia clínica e da neurobiologia(AU)
Descritores Psi Português:PERCEPÇÃO
PSICOLOGIA SOCIAL
Descritores Psi Inglês:PERCEPTION
SOCIAL PSYCHOLOGY
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
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Id:15081
Autor:Anguiano, Luís Fernando; Ferreira, Maria Cristina; Mendes, Marisa Ferreira; Souza, Marcos Aguiar de.
Título:Atitudes frente a liberdade sexual em função do sexo e idade.
Fonte:Mente soc;2(3):63-70, dez.1996.
Resumo em português: O presente trabalho teve como objetivo investigar as diferenças nas atitudes frente a liberdade sexual em adolescentes e adultos jovens de ambos os sexos. A amostra foi composta por duzentos estudantes universitários e duzentos adolescentes de sexo masculino e feminino, que responderam à Escala de Liberdade Sexual em Atitudes(Araújo, 1985). Verificou-se que os homens e os adultos jovens demonstraram, respectivamente, atitudes significativamente mais positivas que as mulheres e adolescentes. A interação entre as variáveis sexo e idade também se mostrou significativa. Conclui-se que a socialização dos papéis masculino e feminino, bem como as mudanças sociais, parecem estar interferindo nas atitudes sobre a liberdde sexual(AU)
Descritores Psi Português:ADOLESCENTES
SEXO
ATITUDES SEXUAIS
PAPÉIS SEXUAIS
Descritores Psi Inglês:ADOLESCENTS
SEX
SEXUAL ATTITUDES
SEX ROLES
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Id:15080
Autor:Maspoli, Antonio; Farah, Eliane; Gabriel, Maria Angelica; Ferreira, Maria Cristina.
Título:Estereótipo do político brasileiro em diferentes faixas etárias.
Fonte:Mente soc;2(3):53-62, dez. 1996.
Resumo em português: O presente artigo visou investigar, por meio de uma réplica das pesquisas realizadas por Rodrigues et al(1987) e D'Amorim(1991), o conteúdo do estereótipo do político brasileiro, em três faixas etárias distintas, bem como verificar as possiblidades de mudança nesse estereótipo, em função dos acontecimentos significativos ocorridos na história política de nosso país, de 1992 a 1994. Quinhentos e setenta e oito sujeitos de ambos os sexos e de diferentes faixas etárias responderam ao questionário elaborado por Rodrigues et al(1987). Os resultados obtidos, comparados com os das pesquisas anteriores, revelaram que os adjetivos ambicioso, insicero, oportunista e embromador foram atribuidos ao político brasileiro nas três pesquisas. Houve, porém, uma acentuação do caráter negativo do estereótipo do político.Conclui-se que a imagem do político é composta essencialmente por atributos negativos, que se encontram enraizados nas representações cognitivas dos sujeitos(AU)
Descritores Psi Português:IMAGEM
POLÍTICA
Descritores Psi Inglês:IMAGERY
POLITICS
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
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Id:15079
Autor:Rebouças, Cleide Maria de Paula.
Título:Programas para terceira idade: alternativa de mudança da imagem social.
Fonte:Mente soc;2(3):41-52, dez. 1996.
Resumo em português: Este estudo focaliza os programas para terceira idade, como uma alternativa de reconstrução da imagem social da velhice. O objetivo foi avaliar a satisfação dos idosos em três grupos de convivência(UnATI-UERJ, SESC-Tijuca e SESC-Madureira), e o nível de identificação dos sujeitos com o velho, cujas características foram descritas na Escala Neri(Silva,1994). O grupo estudado constou de 231 sujeitos distribuídos entre os grupos de convivência, com idade variando de 58 a 82 anos. Os resultados mostraram nos idosos uma satisfação com os grupos de convivência, e uma identificação dos sujeitos com as características atribuídas ao velho da escala Neri(AU)
Descritores Psi Português:VELHICE
PROGRAMAS SOCIAIS
Descritores Psi Inglês:OLD AGE
SOCIAL PROGRAMS
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Id:15078
Autor:Ennes, Patrícia Piedade.
Título:Locus de controle, identidade de gênero e satisfação conjugal.
Fonte:Mente soc;2(3):27-39, dez. 1996 tab.
Resumo em português: Este estudo foi planejado para investigar a relação entre locus de controle, identidade de gênero e satisfação conjugal. Os sujeitos foram 93 homens e 107 mulheres, todos casados com idade entre 21 e 52 anos. Para avaliação das variáveis indepentendes foram usados a Escala de Locus de Controle Conjugal(Miller, Lefcourt e Ware 1983) e o Questionário Estendido de Atributos Pessoais(Spencer, Helmreich e Holalan,1979). A satisfação conjugal foi medida usando-se três instrumentos : uma escala (Pick de Weiss e Andrade Palos, 1988), um item para satisfação geral e três itens para satisfação através do tempo. Apresentaram-se somente duas diferenças de sexo na satisfação conjugal: os homens ficaram insatisfeitos com o mau-humor da esposa e as mulheres não gostaram da pouca atenção dos maridos para com o casamento. Todos os sujeitos consideraram mais satisfatório o casamento sem filhos ou tendo apenas um filho, do que tendo três ou mais. Regressões múltiplas foram calculadas usando cada uma das três medidadas de satisfação conjugal. Para todas três os resultados foram similares. A variância obtida foi explicada em 24,5 para a Escala de Satisfação Conjugal, em 16,3 para a satisfação geral e em 15,7 para uma medida temporal, através das mesmas variáveis, habilidade, contexto e características femininas negativas. Estes resultados conduzem a uma provável conclusão; para os sujeitos testados a satisfação conjugal depende da mulher ter determinado conjunto de qualidades e tanto o marido quanto a esposa terem habilidade suficiente no relacionamento e viverem num contexto favorável(AU)
Descritores Psi Português:ESCALA DE LOCUS DE CONTROLE INTERNO-EXTERNO DE ROTTER
RELACOES CONJUGAIS
Descritores Psi Inglês:ROTTER INTER EXTERN LOCUS CONT SCAL
MARITAL RELATIONS
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Id:15077
Autor:Iório, Ana Cristina; Ferreira, Maria Cristina; Regato, Vilma Cardoso.
Título:Atribuição de causalidade em aidéticos na perspectiva ator-observador.
Fonte:Mente soc;2(3):19-26, dez. 1996.
Resumo em português: Segundo Jones e Nisbett(1972), quando o indivíduo é ator de um determinado fato, ele tende a atribuir a causa desse fato ao meio ambiente, enquanto que, quando o indivíduo é observador tende a atribuir a causa do fato a fatores internos. Considerando que os aidéticos são atores e os não aidéticos observadores, formulou-se a hipótese de que os indivíduos aidéticos fariam mais atribuições externas ao fato de ser portador da AIDS que os indivíduos não aidéticos. Participaram do estudo 100 sujeitos do sexo masculino, sendo 50 homossexuais aidéticos e 50 heterossexuais não aidéticos com idade média de 30 á 40 anos. O cálculo do teste de estudantes entre as médias dos dois grupos, demonstrou que a média do grupo de aidéticos foi significativamente maior que a média do grupo de não aidéticos(p.0,000), na direção da externalidade. Confirmou-se assim a hipótese de que sujeitos aidéticos fazem mais atribuições externas ao fato de ser portador da AIDS que os sujeitos não aidéticos(AU)
Descritores Psi Português:ATRIBUIÇÃO DE CAUSALIDADE
AIDS
Descritores Psi Inglês:ATTRIBUTION OF CASUALNESS
ACQUIRED IMMUNE DEFICIENCY SYNDROME
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Id:15076
Autor:Vasconcellos, Maria Helena Lara de.
Título:O Que há de errado com a psicologia social? balanço e perspectivas.
Fonte:Mente soc;2(3):9-17, dez. 1996.
Resumo em português: Este artigo traça, em linhas gerais, o percurso teórico da pesquisa que consubstanciou a tese de mestrado sob o mesmo título. A preocupação inicial foi levantar, respectivamente, o estado da arte : abordar os aspectos mais relevantes do processo de constituição e desenvolvimento da Psicologia Social, bem como de identificar fragilidades que expliquem a freqüencia significativa com que tem sido alvo de vigorosas críticas na comunidade científica. No segundo momento, discute-se a adoção do modelo computacional pela Psicologia Social para o estudo da mente social, tornando-se como pontos de vista algumas das concepções mais atuais entre os estudiosos da mente - STICH, FODOR, SEARLE, NAGEL e DENNETT. Conclui-se que a questão central nas dificuldades da Psicologia Social reside na intencionalidade subjacente aos estados mentais e a discussão dos autores que elegemos para iluminar esta questão gira em torno de decidir se a intencionalidade é , ou não passível de tratamento científico(AU)
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA SOCIAL
Descritores Psi Inglês:SOCIAL PSYCHOLOGY
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Id:15075
Autor:Silva, Léa Stahlschmidt P. ; Pereira, Ana Paula Marques Sampaio; Guimarães, Juliana de Oliveira; Lusardo, Raquel Costa Cardoso.
Título:Com a palavra a criança: aluno novato vai à escola para aprender e aluno repetente para passar de ano.
Fonte:Mente soc;5(1/2):119-138, dez. 1999.
Resumo em português: Estuda o processo de aprendizagem e suas dificuldades e analisa a fala e atitudes de alunos repetentes, em processo de alfabetização, sobre o aprender. Os sujeitos são 24 crianças entre 8 e 11 anos, divididos em grupos de 8 participantes, selecionados pela escola segundo critérios que envolvem a repetência e o processo de alfabetização. Participaram de duas reuniões semanais com uma dupla de bolsistas dos cursos de Pedgogia e Psicologia envolvendo situações lúdicas em grupo operativo. As professoras e os pais são entrevistados no início e no decorrer da pesquisa. Após a análise qualitativa dos dados observa-se que a visão do aprender das crianças está ligada ao passar de ano na escola. O discurso e as atitudes das crianças comunicam uma baixa auto estima, a discriminação devido a repetência e um desencanto com a escola. Conclui que o aluno precisa tomar o lugar central do debate e das ações da escola. Aceitar a mudança é um passo decisivo para que se aprenda a fazer modificações que levem a superar a concepção de uma escola seletiva e punitiva(AU)
Descritores Psi Português:FRACASSO ESCOLAR
APRENDIZAGEM SOCIAL
EDUCACAO INFANTIL
Descritores Psi Inglês:SCHOOL FAILURE
SOCIAL LEARNIG
EARLLY CHIDHOOD EDUCATIO NARLY
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1âPUC-CAMPINAS/SBI -
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Id:15074
Autor:Coleta, Marília Ferreira Dela; D´Amorim, Maria Alice Magalhães.
Título:A Psicologia da saúde: tendências temáticas, teóricas e metodológicas.
Fonte:Mente soc;4(1):33-51, jun. 1998.
Resumo em português: O Objetivo deste estudo foi o levantamento quantitativo e qualitativo da produção relativa á Psicologia da Saúde principalmente apresentada em eventos científicos. A amostra foi constituída pelos programas e resumos das Reuniões Anuais da Sociedade de Psicologia de Ribeirão Preto, de 1981 a 1991 e da Sociedade de Psicologia de Ribeirão Preto, de 1992 a 1997, e pelos Anais do Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP, do Congresso de Psico-Oncologia e do Encontro de Psicólogos da Área Hospitalar, somente dos últimos anos. Foi também utilizado como fonte de dados o Diretório de Pesquisadores da Psicologia Brasileira, buscando mostrar a porcentagem daqueles que citam a saúde, entre seus temas de interesse. De modo complementar, são citados alguns estudos brasileiros onde se utilizaram teorias e modelos cognitivos para explicação de comportamentos de saúde, notando-se uma semelhança de temas e de abordagens teóricas com aqueles encontrados em importantes publicações estrangeiras na matéria(AU)
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA DA SAÚDE
PESQUISA
ANALISE
Descritores Psi Inglês:HEALTH PSYCHOLOGY
RESEACH
ANALSYSIS
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
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